HISTÓRICO


O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal (PPGBV) foi criado através da associação entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Universidade Vila Velha (UVV).

O programa é de responsabilidade das duas instituições e acontece simultaneamente no Campus Leonel Brizola da UENF, localizado em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro (RJ), e no Campus Boa Vista da UVV, localizado em Vila Velha, estado do Espírito Santo (ES). O programa foi recomendado pela CAPES em 11/12/2015 na área de avaliação de Biotecnologia, nos níveis mestrado e doutorado, com o conceito 4.

OBJETIVO


O Programa objetiva a formação de recursos humanos qualificados (mestres e doutores) numa área de fronteira da inovação: a Biotecnologia Vegetal. Os profissionais formados desenvolvem pesquisas em ao menos uma de três grandes linhas: Biologia Integrativa: Genômica, Proteômica, Metabolômica e Bioinformática; Biotecnologia Aplicada à Agricultura e Ambiente e; Caracterização da Biodiversidade Vegetal e Bioprospecção de Compostos Bioativos. Ainda, para além da pesquisa em alto nível, o PPGBV objetiva ainda a conversão destes conhecimentos em produtos e serviços de relevância para a agropecuária, a indústria, a medicina e o meio ambiente.

Para tanto, os discentes do PPGBV recebem formação diferencial em empreendedorismo e gestão de projetos biotecnológicos e, inovação tecnológica e propriedade intelectual.

PÚBLICO-ALVO


No caso do mestrado o público-alvo abrange graduados em Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal e áreas afins. No Doutorado, abrange mestres oriundos de Programas de Pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES, que tenham um perfil que se encaixe nas linhas de pesquisa do programa.

COOPERAÇÃO CIENTÍFICA


O intercâmbio institucional é um dos pontos fortes do Programa que, além da associações entre UENF e UVV, seus docentes mantêm colaborações com diferentes pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, como: UNICAMP, EMBRAPA, UFRJ, Tokyo University (Japão); The James Hutton Institute (Escocia); Texas A&M University (USA).

LINHAS DE PESQUISA


• Biologia Integrativa: Genômica, Proteômica, Metabolômica e Bioinformática

Estuda, de maneira detalhada e integrativa, os processos biológicos, correlacionando os parâmetros genéticos, bioquímicos, metabólicos e fisiológicos inerentes aos vegetais e microrganismos associados. A geração de dados, em larga escala, através de abordagens genômicas, proteômicas e metabolômicas, e sua integração através da Bioinformática propicia, além da efetiva caracterização da biodiversidade, a prospecção de novos genes, peptídeos e metabólitos secundários de interesse biotecnológico.

• Biotecnologia Aplicada à Agricultura e Ambiente

Estuda a aplicação da biotecnologia como ferramenta para aumentar a produtividade agrícola com o mínimo de impacto ambiental e produzir produtos e serviços de valor para a sociedade e o setor produtivo. Dentre as abordagens, destacam-se as metodologias de cultura de tecidos e micropropagação “in vitro”, o desenvolvimento e utilização de marcadores moleculares para a construção de mapas genéticos e a seleção de progenitores aplicáveis aos programas de melhoramento genético vegetal, bem como à seleção assistida por marcadores (MAS).

• Caracterização da Biodiversidade Vegetal e Bioprospecção de Compostos Bioativos

Contempla o estudo e caracterização da biodiversidade vegetal, incluindo análises da diversidade genética, taxonomia, caracterização morfo-anatômica, fitoquímica, e bioprospecção de novas moléculas. Juntas, tais abordagens visam a identificação, seleção, desenvolvimento e padronização de produtos oriundos da biodiversidade vegetal com potencial utilização industrial ou farmacêutica.

COMISSÃO COORDENADORA

Thiago Motta Venancio
coordenador
Gestão:() 07/2019 a 03/2022
Antônio Teixeira do Amaral Júnior
Clícia Grativol Gaspar de Matos
Fábio Lopes Olivares
Gonçalo Apolinário de Souza Filho
Clara Yohana Maia – Representante dos Mestrandos
Renan Carrari dos Santos – Representante dos Doutorandos

SECRETARIA DO PROGRAMA

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia
Edifício CBB, térreo – CEP 28013-602 – Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Contato:
Margareth de Vasconcelos Paes

Gestão: de 10/2017 – Atual
Email: pgbv.secretaria@uenf.br