Seja bem ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal (PPGBV)!
O PPGBV foi criado através de uma associação entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Universidade Vila Velha (UVV). O programa é de responsabilidade das duas instituições, e ocorre de forma integrada e simultânea no Campus Leonel Brizola da UENF, localizado em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro (RJ), e também no Campus Boa Vista da UVV, localizado em Vila Velha, estado do Espírito Santo (ES).
Recomendado pela CAPES em 11 de dezembro de 2015, o PPGBV foi aprovado na área de avaliação de Biotecnologia com nota 4, oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado. A primeira turma ingressou em novembro de 2016 e, desde então, o programa tem se consolidado como uma referência na área. As primeiras defesas de Mestrado ocorreram em 2018, e em 2020 foram realizadas as primeiras defesas de Doutorado, evidenciando o rápido amadurecimento da iniciativa.
Desde sua fundação, a colaboração complementar entre a UENF e a UVV tem gerado resultados expressivos, promovendo um ambiente sinérgico que integra ensino, pesquisa e inovação. Essa parceria estratégica foi fundamental para o desempenho alcançado na primeira avaliação quadrienal da CAPES, na qual o PPGBV obteve nota 5. Esse avanço reconhece a excelência e o impacto do programa no cenário da biotecnologia vegetal, posicionando-o na vanguarda do desenvolvimento acadêmico e científico.
O Programa objetiva a formação de recursos humanos qualificados (mestres e doutores) numa área de fronteira da inovação, a Biotecnologia Vegetal. O profissional receberá conhecimentos quanto a caracterização da biodiversidade, com ênfase à prospecção de genes, proteínas e metabólitos secundários; bem como sobre a detalhada investigação dos processos biológicos, incluindo técnicas de genômica, transcriptômica, proteômica, metabolômica e bioinformática; e a aplicação de tecnologias, como a micropropagação, a engenharia genética e a biologia sintética, que resultem na geração de produtos de relevância para a agropecuária, a indústria, a medicina e o meio ambiente.
O profissional egresso do programa possuirá formação diferencial nas áreas de Empreendedorismo e Gestão de Projetos Biotecnológicos que, somadas à área de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, fornecerão competência para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos, e sua inserção no mercado.
Para o mestrado, o público-alvo abrange graduados em Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal e áreas afins. Para o Doutorado, nosso público alvo abrange Mestres formados em Programas de Pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES, cujo perfil que se encaixe nas linhas de pesquisa do programa.
O intercâmbio institucional é um dos pontos fortes do Programa que, além da associações entre UENF e UVV, seus docentes mantêm colaborações com diferentes pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, como: UNICAMP, EMBRAPA, UFRJ, USP, UFV, UFSC, Tokyo University (Japão); The James Hutton Institute (Escocia); Texas A&M University (USA); University of Missouri (USA).
Estuda, de maneira detalhada e integrativa, os processos biológicos, correlacionando os parâmetros genéticos, bioquímicos, metabólicos e fisiológicos inerentes aos vegetais e microrganismos associados. A geração de dados, em larga escala, através de abordagens genômicas, proteômicas e metabolômicas, e sua integração através da Bioinformática propicia, além da efetiva caracterização da biodiversidade, a prospecção de novos genes, peptídeos e metabólitos secundários de interesse biotecnológico.
Contempla o estudo e caracterização da biodiversidade vegetal, incluindo análises da diversidade genética, taxonomia, caracterização morfo-anatômica, fitoquímica, e bioprospecção de novas moléculas. Juntas, tais abordagens visam a identificação, seleção, desenvolvimento e padronização de produtos oriundos da biodiversidade vegetal com potencial utilização industrial ou farmacêutica.
Estuda a aplicação da biotecnologia como ferramenta para aumentar a produtividade agrícola com o mínimo de impacto ambiental e produzir produtos e serviços de valor para a sociedade e o setor produtivo. Dentre as abordagens, destacam-se as metodologias de cultura de tecidos e micropropagação “in vitro”, o desenvolvimento e utilização de marcadores moleculares para a construção de mapas genéticos e a seleção de progenitores aplicáveis aos programas de melhoramento genético vegetal, bem como à seleção assistida por marcadores (MAS).
• Profa. Claudete Santa-Catarina - coordenadora
• Prof. Thiago Motta Venancio - docente
• Prof. Fábio Lopes Olivares - docente
• Prof. Gonçalo Apolinário de Souza Filho - docente
• Prof. Eliemar Campostrini - docente
• João Pedro Campos Matos - representante dos Mestrandos
gestão: 01/04/25 a 31/03/26
• Felipe de Paula Cruz - representante dos Doutorandos
gestão: 01/08/24 a 31/07/25
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia
Edifício CBB, térreo - CEP 28013-602 – Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
Contato:
Margareth de Vasconcelos Paes
Email: pgbv.secretaria@uenf.br