Copy delivery


FOR SIGNING THE APPROVAL SHEET OF THE FINAL VERSION - DISSERTATIONS AND THESES

UENF COLAC RESOLUTION No. 33 OF MARCH 04, 2024 REPEALS COLAC RESOLUTION No. 28/2023 - "ESTABLISHES PROCEDURES FOR SIGNING APPROVAL MINUTES AND APPROVAL SHEETS FOR DISSERTATIONS AND THESIS AND PROVIDES OTHER PROVISIONS"

RESOLVE: Art. 1º – No âmbito da UENF, serão reconhecidas e aceitas, com presunção de legalidade, em consonância com o art. 28º do Decreto Estadual nº 48.209/2022, as assinaturas eletrônicas avançadas de membros da banca examinadora na folha de aprovação  versão final das dissertações e teses que utilizarem:

I-ICPEdu certificate, issued to members of the UENF university community with access to the Academic System;

II - Gov.BR electronic signature, issued by the Gov.Br Electronic Signature Portal.

Art.2 - If it is impossible for the board member to sign electronically, the chair of the board will issue a declaration using the SEI system.

Chair of the board and students: attention §2º For delivery of the final version of the dissertations and theses in article 2

Final version approval sheet - Paragraph 2 Art. 2 - "For the delivery of the final version of dissertations and theses, the chair of the committee will issue a declaration using the SEI system containing in the text the expression "I declare that the final version of the dissertation (student's name, level, and title of the dissertation or thesis) was approved by the member(s) (mention the full name of each member) of the committee unable to sign the document". This declaration must be attached to the final printed and/or digital version."

PROCEDURES:

  1. 1- The Chair of the board must issue the declaration via SEI to the PPGBV Coordination.
  2. 2- Indicate in the SEI system declaration the name(s) of the board member(s) unable to sign the signature sheet.
  3. 3 - This declaration must be attached to the final version of the dissertation and/or thesis, on the back of the signature sheet;
  4. 4 -O discente tem 60 dias para providenciar a assinatura original dos membros na folha de assinatura da versão final. Se organize logo após a defesa para concluir esse procedimento no prazo.
  5. 5 - On the signature sheet, the chair of the board will sign with "P/" in the field corresponding to the name of the board member unable to sign in person or unable to include an electronic signature as provided for in COLAC Resolution 33, via ICEPdu or Gov.BR.

 

DELIVERY OF COPY OF DISSERTATION/THESIS
O PRAZO PARA ENTREGA DO EXEMPLAR FINALIZADO SEGUNDO REGIMENTO ATUAL É DE 60 DIAS NÃO PRORROGÁVEIS


PROCEDIMENTOS: (para todos alunos que defenderam)

1. O discente deverá enviar, por e-mail para pgbv.secretaria@uenf.br, a versão final em PDF (arquivo único) e a versão em Word de sua Tese ou Dissertação. Não será exigida a entrega impressa da versão final, conforme aprovação dos membros da Comissão Coordenadora do PPGBV.

2. Nos arquivos enviados, é obrigatório incluir a ficha catalográfica e a folha com os nomes dos membros da banca, devidamente assinada (arquivo completo).

3. Após a coleta das assinaturas presenciais dos membros da banca, o discente deverá organizar o arquivo completo da Tese/Dissertação (incluindo ficha catalográfica e folha de assinaturas) e encaminhá-lo aos avaliadores. Ressaltamos que os membros que participaram presencialmente deverão assinar a folha original, enquanto os que participaram de forma remota deverão incluir a assinatura via GOV posteriormente.

4- O aluno, Bolsista FAPERJ,  deverá seguir as Instruções para envio de Relatórios de Atividades de Bolsas via Sis Faperj (site: https://www.faperj.br/?id=100.5.6). O envio do Relatório Técnico, NO FORMATO PDF (tamanho máximo do arquivo: 10 Mb), deverá ser realizado pelo orientador/proponente do projeto.

5- Os alunos deverão preencher os formulários de divulgação ou não da Tese/Dissertação através do Termo de Autorização para publicação eletrônica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UENF e o Formulário de Autorização para publicação de Tese/Dissertação no site PPGBV e Banco de Dados CAPES (disponível  abaixo) ;

Attention:
Under Affiliation: (Author's place of employment): leave blank;
Under Funding Agency: Fill in the type of scholarship awarded. Ex: UENF Scholarship, FAPERJ Scholarship or CAPES Scholarship.

6-REGISTRO DA TESE/DISSERTAÇÃO NA BIBLIOTECA NACIONAL

O registro da tese ou dissertação é um procedimento fundamental para assegurar a visibilidade da pesquisa realizada, bem como para proporcionar proteção legal ao autor. Além disso, esse registro contribui para o acervo do conhecimento disponível na sociedade.
 A Biblioteca Nacional oferece, por meio do link abaixo, o serviço de registro de forma remota. Ao clicar no link, você encontrará todas as informações necessárias para o processo. 
 Ao final do procedimento, você receberá, por e-mail, um comprovante de utilização desse serviço, solicito que envie uma cópia ao pgbv.secretaria@uenf.br.
Attention: O depósito da Tese/Dissertação na Biblioteca Nacional somente deverá ser efetuado após a devida autorização na página do Programa e o respectivo registro na Plataforma Sucupira, em conformidade com as orientações estabelecidas para o procedimento.
https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-ou-averbar-direitos-autorais-na-bibliotecanacional

7- The supervisor must fill in the Thesis/Dissertation Revision Statement (available on the form below).

 

FORMS:

DocumentDownload
Instructions for sending Scholarship Activity Reports via SIS FAPERJ
Thesis/Dissertation Revision Statement
Authorization Form for publication of Thesis/Dissertation on the PPGBV website and CAPES Database
Term of Authorization for electronic publication in the UENF Digital Library of Theses and Dissertations

en_US